Simulador 8085 versão 2.0: uma maneira fácil e gratuita de aprender a programar em assembly 8085
Se você estiver interessado em aprender os fundamentos da programação em linguagem assembly para o microprocessador Intel 8085, experimente o Simulador 8085 Versão 2.0. Este é um software gratuito e de código aberto que pode ajudá-lo a escrever, montar, depurar e simular o código assembly 8085 em seu computador. Neste artigo explicaremos o que é o Simulador 8085 Versão 2.0, quais são suas características e benefícios, como baixá-lo e instalá-lo e como utilizá-lo.
O que é o Simulador 8085 Versão 2.0?
O 8085 Simulator Versão 2.0 é um software que simula o comportamento do microprocessador Intel 8085, que é um processador de 8 bits amplamente utilizado no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. O software fornece uma interface gráfica do usuário que permite escrever, montar, carregar, desmontar, editar, simular e depurar o código de montagem 8085. Você também pode visualizar os registros, memória, portas de E/S e interrupções do processador simulado.
8085 simulator version 2.0 free download
O software foi desenvolvido por Jubin Mitra com o objetivo de aprendizado acadêmico em mente. Ele é projetado para tornar mais fácil para os iniciantes começarem a programar em linguagem assembly e aprenderem a arquitetura do microprocessador 8085 de forma divertida. Ele também fornece um kit de treinamento como uma alternativa funcional atraente ao hardware real.
O software é compartilhado sob a licença GNU de código aberto. O projeto é migrado do CodePlex para o GitHub. Você pode baixar a versão mais recente do site ou do código-fonte.
Recursos e benefícios do simulador 8085 versão 2.0
O Simulador 8085 Versão 2.0 possui muitos recursos e benefícios que o tornam uma ferramenta útil para aprender e praticar a programação em assembly 8085. Aqui estão alguns deles:
Editor Assembler
Pode carregar programas escritos em outros simuladores.
Possui recursos de correção automática e recuo automático.
Ele suporta as diretivas do montador.
Ele permite que parâmetros numéricos sejam fornecidos em formato binário, decimal e hexadecimal.
Ele suporta a escrita de comentários.
Suporta rotulagem de instruções, mesmo em macros.
Possui facilidade de verificação de erros.
Possui realce de sintaxe.
Editor Desmontador
Ele suporta o carregamento do formato de arquivo hexadecimal específico da Intel.
Ele pode reverter com sucesso o rastreamento do programa original a partir do código assembly, na maioria dos casos.
Possui realce de sintaxe e espaçamento automático.
Área de trabalho do montador
Ele contém o campo de endereço, rótulo, mnemônicos, código hexadecimal, tamanho mnemônico, ciclos M e estados T.
Ele suporta diagrama de tempo estático de todos os conjuntos de instruções.
Ele suporta diagrama de tempo dinâmico durante a simulação passo a passo.
Tem facilidade de verificação de erros também.
Editor de memória
Ele pode atualizar dados diretamente em um local de memória especificado.
Editor de memória
Ele pode atualizar dados diretamente em um local de memória especificado.
Ele possui três tipos de interface: mostra todo o conteúdo da memória, mostra apenas a localização da memória carregada e mostra apenas a localização da memória modificada.
Ele suporta a pesquisa de dados na memória.
Ele suporta salvar e carregar o conteúdo da memória.
Editor de E/S
Ele pode atualizar dados diretamente em uma porta de E/S especificada.
Ele suporta salvar e carregar o conteúdo da porta de E/S.
Editor de interrupção
Ele pode acionar qualquer uma das cinco interrupções de hardware: RST 5.5, RST 6.5, RST 7.5, TRAP e INTR.
Pode definir a prioridade das interrupções.
Ele pode habilitar ou desabilitar as interrupções.
Ele pode simular o dispositivo externo conectado ao pino INTR.
Como baixar e instalar o 8085 Simulator versão 2.0?
Para baixar e instalar o 8085 Simulator Versão 2.0, você precisa seguir estes passos:
Acesse o site ou o repositório GitHub e baixe a versão mais recente do software. O nome do arquivo é 8085 Simulator Versão 2.0.zip.
Extraia o arquivo zip para uma pasta de sua escolha.
Clique duas vezes no arquivo 8085 Simulator Versão 2.0.exe para executar o software. Você não precisa instalar mais nada.
Você verá a janela principal do software com várias guias e botões. Você pode começar a usar o software agora.
Como usar o simulador 8085 versão 2.0?
Para usar o 8085 Simulator Versão 2.0, você precisa ter algum conhecimento básico de programação em linguagem assembly 8085 e seu conjunto de instruções. Você pode consultar alguns tutoriais ou livros on-line para aprender mais sobre isso. Aqui estão algumas etapas gerais para usar o software:
Escrevendo e montando um programa
Clique na guia Assembler Editor e digite seu programa na área de texto. Você pode usar rótulos, comentários, diretivas e formatos numéricos como desejar.
Clique no botão Montar para montar seu programa. Se houver algum erro, ele será mostrado na caixa Error List abaixo. Você pode clicar duas vezes em um erro para ir para sua localização no editor.
Se não houver erros, seu programa será montado e mostrado na guia Assembler Workspace. Você pode ver o endereço, rótulo, mnemônico, código hexadecimal, tamanho do mnemônico, ciclos M e estados T de cada instrução. Você também pode ver o diagrama de tempo estático de cada instrução clicando nele.
Carregando e desmontando um programa
Se você tiver um programa escrito em outro simulador ou no formato hexadecimal da Intel, você pode carregá-lo no software clicando no botão Carregar na guia Assembler Editor. Você pode escolher o formato de arquivo .asm ou .hex na caixa de diálogo que aparece.
Seu programa será carregado na guia Assembler Workspace e você poderá ver seus detalhes conforme mencionado acima.
Se você quiser desmontar seu programa e ver seu código-fonte, clique no botão Disassemble na guia Assembler Workspace. Seu programa será desmontado e exibido na guia Disassembler Editor. Você pode ver o endereço, código hexadecimal, mnemônico, rótulo, comentário e diretiva de cada instrução. Você também pode editar seu programa aqui, se quiser.
Editando memória e dados de E/S
Se você quiser editar os dados armazenados na memória ou nas portas de E/S do processador simulado, clique na guia Editor de Memória ou Editor de E/S, respectivamente.
Você pode ver uma tabela com colunas para endereço, valor hexadecimal, valor binário, valor decimal, valor ASCII e valor de caractere de cada byte na memória ou porta de E/S.
Você pode alterar qualquer valor clicando duas vezes nele e digitando um novo valor. Você também pode usar as funções de copiar e colar para vários valores.
Você pode optar por visualizar todos os locais de memória ou apenas locais carregados ou modificados clicando nos botões na parte inferior da guia.
Editando memória e dados de E/S
Se você quiser editar os dados armazenados na memória ou nas portas de E/S do processador simulado, clique na guia Editor de Memória ou Editor de E/S, respectivamente.
Você pode ver uma tabela com colunas para endereço, valor hexadecimal, valor binário, valor decimal, valor ASCII e valor de caractere de cada byte na memória ou porta de E/S.
Você pode alterar qualquer valor clicando duas vezes nele e digitando um novo valor. Você também pode usar as funções de copiar e colar para vários valores.
Você pode optar por visualizar todos os locais de memória ou apenas locais carregados ou modificados clicando nos botões na parte inferior da guia.
Você pode pesquisar um valor específico clicando no botão Localizar e inserindo um termo de pesquisa. Você também pode usar curingas como ? e * para corresponder a qualquer caractere único ou múltiplo.
Você pode salvar ou carregar a memória ou o conteúdo da porta de E/S clicando no botão Salvar ou Carregar e escolhendo um nome de arquivo e formato. Você pode salvar ou carregar em formato binário, decimal, hexadecimal ou ASCII.
Simulando e depurando um programa
Se você deseja simular e depurar seu programa, clique na guia Simulador. Você pode ver os registradores, sinalizadores, ponteiro de pilha, contador de programa, registrador de instrução, registrador de opcode e registrador de status do processador simulado.
Você também pode ver a instrução atual sendo executada na guia Assembler Workspace.Você pode ver seu endereço, rótulo, mnemônico, código hexadecimal, tamanho mnemônico, ciclos M, estados T e diagrama de tempo dinâmico.
Você pode controlar a simulação usando os botões na parte inferior da guia. Você pode iniciar, parar, pausar, retomar, entrar, passar por cima, sair, correr para o cursor ou redefinir a simulação.
Você pode definir pontos de interrupção clicando na margem esquerda de qualquer instrução na guia Assembler Workspace. Você também pode limpar os pontos de interrupção clicando neles novamente.
Você pode observar qualquer local de memória ou registro clicando no botão Assistir e inserindo uma expressão. Você pode ver o valor da expressão no formato hexadecimal, decimal, binário ou ASCII.
Você pode modificar qualquer registro ou sinalizador clicando duas vezes sobre ele e digitando um novo valor.
Disparando Interrupções
Se você quiser acionar qualquer uma das cinco interrupções de hardware do processador 8085, clique na guia Interrupt Editor. Você pode ver uma tabela com colunas para nome da interrupção, nível de prioridade, status de ativação/desativação, endereço do vetor e botão de acionamento.
Você pode ativar ou desativar qualquer interrupção clicando em sua coluna de status. Você também pode definir o nível de prioridade de cada interrupção arrastando e soltando na tabela.
Você pode acionar qualquer interrupção clicando em seu botão de acionamento. A simulação fará uma pausa e pulará para o endereço do vetor correspondente.
Se você quiser simular um dispositivo externo conectado ao pino INTR do processador, você pode clicar no botão Device Simulator. Você pode ver uma caixa de diálogo com opções para nome do dispositivo, endereço do dispositivo, dados do dispositivo, sinalizador de status do dispositivo, sinalizador de controle do dispositivo e sinalizador de interrupção do dispositivo.
Você pode inserir quaisquer valores para essas opções e clicar em OK. O software gerará um programa que se comunicará com seu dispositivo simulado usando instruções IN/OUT e interrupção INTR.
Conclusão
Conclusão
O Simulador 8085 Versão 2.0 é uma maneira fácil e gratuita de aprender a programação em assembly 8085.Ele fornece uma interface gráfica do usuário que permite escrever, montar, carregar, desmontar, editar, simular e depurar o código assembly 8085. Você também pode visualizar os registros, memória, portas de E/S e interrupções do processador simulado. Você pode acionar qualquer uma das cinco interrupções de hardware e simular um dispositivo externo conectado ao pino INTR. O software tem muitos recursos e benefícios que o tornam uma ferramenta útil para aprender e praticar a programação de montagem 8085. Você pode baixá-lo e instalá-lo no site ou no repositório GitHub. Você também pode contribuir com o projeto relatando bugs, sugerindo melhorias ou adicionando novos recursos.
Esperamos que este artigo tenha lhe dado uma visão geral clara do que é o 8085 Simulator Versão 2.0, quais são seus recursos e benefícios, como baixá-lo e instalá-lo e como usá-lo. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Codificação feliz!
perguntas frequentes
P: Quais são os requisitos do sistema para executar o Simulador 8085 Versão 2.0?
R: O software pode ser executado em qualquer sistema operacional Windows, do Windows XP ao Windows 10. Não requer nenhum software ou hardware adicional.
P: Quais são as diferenças entre o Simulador 8085 Versão 2.0 e outros simuladores 8085?
R: O software possui alguns recursos exclusivos que o diferenciam de outros simuladores 8085, como correção automática, recuo automático, diretivas assembler, formatos numéricos, rotulagem em macros, verificação de erros, realce de sintaxe, diagrama de temporização estático e dinâmico, editor de memória e E/S, editor de interrupção, simulador de dispositivo, etc.
P: Como posso aprender mais sobre a programação em assembly 8085?
R: Você pode consultar alguns tutoriais ou livros on-line para aprender mais sobre a programação em assembly 8085. Você também pode praticar suas habilidades escrevendo e simulando seus próprios programas usando o software.
P: Como posso relatar bugs ou sugerir melhorias para o software?
R: Você pode relatar bugs ou sugerir melhorias criando um problema no repositório do GitHub. Você também pode entrar em contato com o desenvolvedor por e-mail em jubinmitra@live.com.
P: Como posso contribuir com o projeto?
R: Você pode contribuir com o projeto clonando ou bifurcando o repositório GitHub e adicionando novos recursos ou corrigindo bugs. Você também pode compartilhar o software com seus amigos ou colegas que possam estar interessados em aprender programação de montagem 8085.
0517a86e26
Comments